Bilhete Único Especial de Idoso 2024

Sptrans Bilhete Único do Idoso

Se você é idoso, pessoa com deficiência, gestante ou obeso deve saber que há o bilhete único especial na cidade de São Paulo. É mais uma facilidade para pessoas que precisam se deslocar com frequência utilizando transporte público, mas geralmente possuem muitos gastos e pouca renda para arcar com os custos oriundos disso. Há categorias de cartões, as quais exigem procedimentos diferenciados. Para idosos e deficientes, a passagem é gratuita e o cartão também. Saiba mais sobre o cartão abaixo.

bilhete-unico-especial-idoso

Emissão Bilhete Único Idoso

Para fazer o cartão de idoso, você apenas precisa mostrar a sua identidade ou qualquer outro documento oficial com foto. Além disso, leve CPF, comprovante de endereço, que é para onde o cartão será enviado, uma foto 3 x 4, bem como deverá informar um número de telefone para contato, o qual é necessário para identificação e contato. Com tudo isso, e caso você já tenha preenchido o formulário online, é possível fazer o seu cartão com toda a tranquilidade, ou seja, sem burocracia.

Bilhete Único Idoso Bloqueado

Como forma de proteção, a companhia de transporte possibilita que haja bloqueio no cartão. Isso acontece em duas ocasiões. Na primeira é quando o idoso deixa de usar o seu cartão por muito tempo, pois pode se supor que ele não tenha mais condições físicas de utilizar um transporte ou até mesmo que já faleceram. A outra hipótese é quando há a perda ou o roubo do seu cartão. Assim, para que pessoas não o utilizem em seu nome, é necessário entrar em contato e bloqueá-lo. Após, é necessário fazer um novo cartão conforme o procedimento acima descrito.

Sptrans Bilhete único Especial Renovação – Formulário

Há outras categorias de pessoas que podem ter cartões com passagens gratuitas. Exemplo disso são os obesos, que são as pessoas consideradas com Índice de Massa Corporal – IMC, maior do que 39,9. Não é necessário apresentar nenhum laudo médico atestando a obesidade. Para essas pessoas, aliás, há outros benefícios, como poder embarcar e desembarcar em transportes públicos da cidade pelas portas laterais, a fim de ter maior comodidade. Trata-se de um formulário específico que você deve preencher, caso seja seu caso.

Sptrans Bilhete Único especial quantas viagens por dia?

Outra oportunidade é para pessoas com deficiência. Diante da existência de uma lei que permite isso, é possível que pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja ela de nascença ou adquirida, possam se deslocar pela cidade gratuitamente. Mais uma opção é o cartão para gestante, que é concedido para mulheres grávidas que estejam a partir do quinto mês de gestação, já que em virtude da anatomia do corpo (especialmente da barriga), podem ter dificuldades para passar em catracas. O desembarque ocorre pela parte frontal dos ônibus. Quem está desempregado também tem direito ao bilhete único especial.

emissao-bilhete-unico-especial

Bilhete único especial não precisa ser renovado?

Na verdade, a passagem para idosos e deficientes é gratuita. Assim, nem sequer é preciso inserir créditos nos cartões, nem sequer renovar o bilhete. Só será necessário renovar caso haja perda ou extravio. Já grávidas e obesos precisam pagar a passagem. Assim, devem comparecer a um posto de venda e atendimento de créditos para recarregar o cartão.

Segunda Via Bilhete único Especial

Caso seja necessário requerer a segunda via do bilhete único, em caso de perda ou furto, por exemplo, é necessário acessar o site da SPTrans e clicar no link de atendimento. Leia as instruções e as siga corretamente. Assim, um novo cartão será encaminhado para sua casa. Há situações em que será necessário comparecer presencialmente para a retirada do novo cartão, a fim de evitar fraudes.

Bilhete único idoso bloqueado

Caso ocorra extravio ou roubo, ou seja, seu cartão seja retirado a força de você, é necessário proceder ao bloqueio. Caso outra pessoa seja flagrada usando seu cartão e você não tenha alertado as autoridades, seu cartão poderá ser bloqueado indefinidamente. Logo, tome cuidado e se atente aos locais onde você está o armazenando.

cartao-bilhete-unico-idoso

Bilhete único especial Telefone

Os idosos precisam sim renovar seus cartões. O cartão de idoso possui a validade de cinco anos. Assim, caso ele esteja vencido, é preciso que você o renove. Faça a renovação online e não tenha problemas ao usar o transporte púbico no município de São Paulo. Ele se renovará toda vez que você usar em ônibus e nas estações de metrô, mas podem ser exigidos documentos para a comprovação.

Bilhete único idoso bloqueado como desbloquear

Para qualquer dúvida ou questionamento, é preciso que você entre em contato com a operadora de transportes. É possível acessar o site e entrar em contato apenas tendo um computador ou celular com internet ou, ainda, você pode telefonar para a SPTrans e solicitar atendimento. Também é possível ir presencialmente a qualquer posto e eles atenderão você. Em casos de segunda via ou de renovação, sempre leve os seus documentos consigo para que não tenha transtornos.

Ainda com Dúvidas? Acesse: Perguntas Frequentes Bilhete Único