Bilhete Único para Desempregado 2024

Emissão Bilhete Único para Desempregado

Você está desempregado (a) e qualquer dinheiro que possa economizar é bem vindo, certo? Ainda mais quando se trata de transporte público, não é mesmo? No caso dos desempregados de São Paulo, estes tem o direito de cadastramento para obter o benefício do Bilhete Especial para trabalhadores desempregados. Saiba mais sobre o Bilhete único para desempregados que está em vigor na cidade de São Paulo.

bilhete-unico-do-desempregado

O Bilhete Único é um cartão que armazena valores em reais para o pagamento de passagens no transporte público da cidade de São Paulo (ônibus, metrô, CPTM, micro-ônibus, etc.). Este benefício presente em São Paulo e algumas regiões metropolitanas você coloca valores para usar os transportes públicos de forma integrada. Quando o passageiro, por exemplo, que estava fazendo uma viagem de ônibus e for pegar um metrô, por exemplo, ao passar o cartão do bilhete único na catraca será descontada apenas uma diferença entre as tarifas, isso no período de até duas horas. Caso ele use somente transporte como o ônibus e for pegar mais de uma linha, não será cobrado na segunda linha que pegar dentro do período de até duas horas. Uma forma prática de economizar, não é mesmo?

No caso do desempregado, o dinheiro que teria que colocar no bilhete único seria precioso e, por isso, foi criado o benefício do bilhete único para desempregados, para que estes possa se locomover inclusive para buscar emprego, ir às entrevistas de emprego e etc. Este benefício está disponível ao trabalhador desempregado que recebeu a última parcela do seguro desemprego e tem até três meses o direito de receber este benefício.

Esta modalidade de benefício terá cotas gratuitas para ônibus municipais aos trabalhadores nesta situação. Serão disponibilizadas diariamente 12 cotas por mês por um período de no máximo três meses e somente para aqueles que se enquadram nas regras para recebimento deste benefício.

Cadastro Bilhete Único para Desempregado

O cadastro para ter direito ao benefício é feito no site da SPTrans e a comprovação ao direito à gratuidade deverá ser enviado via correios. O passe gratuito é válido por 90 dias e poderá ser solicitado de até três meses após o fim do recebimento do seguro-desemprego. Cada cota disponibilizada por mês dá direito a realizar até oito embarques por dia nos ônibus municipais. Quando o trabalhador voltar a trabalhar este deverá comunicar a Sptrans sobre isto e as cotas serão canceladas. O objetivo deste benefício é facilitar o deslocamento do trabalhador que está em busca de um novo emprego. A estimativa das pessoas beneficiadas com este benefício é de 15 e 30 mil pessoas por mês.

emissao-bilhete-unico-desempegado

Para ter direito ao bilhete único para desempregado, além de estar desempregado, precisa ter um Bilhete Único Cadastrado em seu nome. Caso ainda não possua, deverá solicitar um através da internet e indicar um posto de atendimento de preferência para retirar o cartão. Após fazer o pedido do cartão, este poderá consultar no site  a opção “Benefício Desempregado”, no menu do site da SPtrans e solicitar as cotas. Deverá ainda informar seu número do PIS/PASEP, o número do seguro-desemprego, data da rescisão, a data da última parcela do seguro e ainda os números da carteira profissional e do CNPF da empresa em que trabalhava.

Mais informações e dúvidas acesse o site da SPtrans.

Ainda com Dúvidas? Acesse: Perguntas Frequentes Bilhete Único