SPTrans Estudante Passe Livre – Solicitação 2024

Solicitar Bilhete Único Gratuito SPTRANS 2024

Você é estudante no município de São Paulo? Saiba que além das obrigações escolares de frequentar as aulas, fazer as tarefas de casa, tirar boas notas, o estudante tem direito e benefícios que vão além do meio ingresso em cinema, teatro e espetáculos; os estudantes da cidade de São Paulo têm o benefício da gratuidade ou meia passagem no transporte público tanto para quem mora na cidade paulistana como na região metropolitana. Saiba mais sobre o SPtrans Estudante Passe Livre e como solicitar.

passe-livre-para-estudantes-sp-gratuito

O bilhete único estudantil se refere a uma vantagem atribuída pelo governo para que estudantes possam acessar serviços de transporte, bem como terem descontos em eventos culturais. Saiba mais informações e como solicitar o seu a seguir.

Como solicitar o Passe livre Estudantil?

O SPtrans Estudante é primeiramente um espaço virtual que é disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo o cadastramento e a solicitação do benefício da meia passagem ou até da gratuidade nos transportes públicos (ônibus, metrôs/CPTM) da cidade. Além desta solicitação, através do SPtrans é possível ter acesso a diversos outros serviços disponíveis que podem ser solicitados online e desta forma, há uma economia de tempo e maior comodidade como, por exemplo: emissão de boletos e segundas vias, renovação do cartão, etc.

O estudante pode consultar este espaço através do endereço eletrônico estudante.sptrans.com.br  através deste é possível acessar todos os serviços e informações, inclusive para passar a utilizar o benefício de estudante no transporte público. Também é possível através do site acima conferir os horários de partida e chegada de determinados ônibus/linha. Lembrando que todos os benefícios do estudante como a meia entrada, meia passagem e vale transporte estão centralizados em um único cartão que é conveniado com a Carteira de Identificação Estudantil (UMES/UNE).

Cadastro SPTrans Passe Livre Gratuito 2024

Não tem cadastro para receber seus benefícios de estudante? Não tem problema. Acesse o site da SPTrans no endereço acima informado. Acesse a aba de Cadastro. O site pedirá seus dados para a conclusão do cadastro e verificar se está disponível para você; caso já tenha cadastro, basta clicar em “Já sou cadastrado”. Se não preencheu o cadastro ainda selecione “Inicie o processo de cadastramento”. Lembrando que é sempre bom ter em mãos seus documentos como RG, CPF para facilitar o preenchimento dos dados. Depois, após finalizar o preenchimento dos seus dados solicitados, será gerado um boleto com um valor referente a sete passagens de transporte, que é referente ao custo de produção do cartão. O cadastro fica pendente até que seja confirmado o pagamento deste boleto.

sp-trans-bilhete-unico-estudante-cadastro

Como Funciona o Bilhete único?

O bilhete único funciona porque as empresas possuem sistemas modernos, que verificam o seu endereço versus o local de ensino. Assim, tudo ficará computado no sistema. Logo, é possível observar onde fica a residência do aluno e onde ele estuda, a fim de dar o cartão apenas para quem realmente precisa. É possível ganhar metade ou o valor integral dos descontos, a depender da sua renda familiar. A intenção é facilitar o transporte de quem precisa. Esse cartão é uma excelente opção para ter uma folga no orçamento, sem contar que é muito mais seguro do que dinheiro.

Caso você não consiga realizar os passos acima, é bom entrar em contato pelo telefone ou, ainda, optar pelo atendimento presencial, levando seus documentos pessoais e uma foto 3 x 4 recente. Assim, é o próprio trabalhador da operadora que fará todo o procedimento para você. Logo, fique atento aos documentos necessários para realizar o procedimento sem dores de cabeça desnecessárias.

Bilhete único pós-graduação

Muitas pessoas têm dúvidas se é ou não possível usar bilhete único para pós-graduação e outros tipos de cursos. Como esse sistema varia de cidade para cidade, é preciso que você entre em contato com a operadora de transporte que o fornece e verifique se há essa opção. É mais comum que o transporte seja fornecido para alunos de ensino fundamental ou médio, bem como para aqueles que estão na graduação. Porém, vai depender da política e das normas da sua cidade.

Caso ainda tenha dúvidas se tem direito a este benefício, por favor, leia o Manual para Estudantes disponível no próprio endereço eletrônico na opção “Orientações – Cadastro”. Você encontra neste manual informação como quem pode usufruir desta gratuidade, instruções detalhadas de como revalidar seu cadastro, requerimento de segunda via, entre outras informações.

Apesar da comodidade de fazer seu cadastro online, há uma segunda etapa neste processo que precisa ser feita presencialmente. Necessário que vá até sua instituição de ensino que está matriculado e solicitar que ela envie os seus dados de matrícula para a Sptrans para que seu cadastro seja liberado.

Você ainda pode acompanhar seu pedido do passe gratuito ou da meia passagem online digitando apenas seu RG e CPF no campo de busca de requerimentos. Mais informações acesse o site informado.

Ainda com Dúvidas? Acesse: Perguntas Frequentes Bilhete Único